CAPACIDADE

Base Aérea de Anápolis recebe a primeira aeronave KC-390 com certificação FOC

Certificado de Capacidade Operacional Completa confirma que o KC-390 Millennium consegue realizar todas as missões para as quais foi projetado
Publicada em: 22/06/2023 12:09
Imprimir
Fonte: 1º GTT / BAAN
Edição: Agência Força Aérea

Satisfação e orgulho. O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – incorporou o FAB 2858 com a sua Capacidade Operacional Completa (do inglês Full Operational Capability – FOC). O novo avião da frota foi entregue na sexta-feira (16/06), simbolizando um marco significativo para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ao receber o FAB 2858, o 1º GTT reforça seu papel fundamental na execução de missões estratégicas e operacionais.

O KC-390 com certificação FOC é resultado de um intenso trabalho de desenvolvimento e de aprimoramento, iniciado em 2012 e encerrado agora em 2023. O processo de certificação da aeronave KC-390 contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e de outras organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Comando de Preparo (COMPREP), além de especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A aeronave KC-390 Millennium, com certificação FOC, representa a versão mais avançada e completa do avião, incorporando uma série de recursos e funcionalidades que ampliam ainda mais suas capacidades operacionais. Agora, com essa aeronave, será possível, por exemplo, realizar o Reabastecimento em Voo, no período noturno, e as missões de Combate a Incêndio em Voo. Também será possível utilizar os sistemas de missão avançados, incluindo uma suíte de aviônicos modernos, sistemas de comunicação de última geração e capacidades de autodefesa. Esses recursos garantem que o avião KC-390 possa operar em ambientes hostis, garantindo a segurança da aeronave e de seus tripulantes durante essas missões operacionais específicas.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, com o recebimento do FAB 2858, a Força Aérea Brasileira fortalece sua capacidade estratégica e operacional, garantindo uma prontidão ainda maior para enfrentar os desafios do presente e do futuro. “O trabalho agora será intensificado. É preciso estabelecer e aprimorar novas táticas, técnicas e procedimentos operacionais para as novas Ações de Força Aérea que serão incorporadas, continuando o processo de implantação operacional deste importante meio aeroespacial na FAB”, destacou o Oficial.

O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, considera também de extrema importância a chegada dessa nova aeronave. “A certificação da configuração FOC pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial foi uma das etapas contratuais que compõem a aceitação contratual do produto pelo Comando da Aeronáutica (COMAER). O recebimento da primeira aeronave KC-390 Millennium, com certificação FOC, representará um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira, pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor”, finalizou o Comandante da BAAN.

Fotos: 1º GTT/BAAN E Sargento Müller Marin / CECOMSAER